Justiça

Assassino do usineiro Bernardo Oiticica é preso 14 anos após o crime

STJ põe por terra chances de Francisco Oiticica anular júri no qual foi condenado a 18 anos de prisão
Por Vera Alves 23/06/2017 - 08:15

ACESSIBILIDADE

Bernardo tinha 43 anos quando foi assassinado pelo primo Chiquinho - Arquivo Pessoal
Bernardo tinha 43 anos quando foi assassinado pelo primo Chiquinho - Arquivo Pessoal

Um crime que chocou Alagoas e envolveu a disputa por poder na Usina Santa Clotilde, império da família Oiticica fundada em 1967 na zona rural de Rio Largo, volta às manchetes locais com a prisão de Francisco Oiticica Quintella Cavalcanti determinada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) 14 anos após ele ter matado o primo, Bernardo Gondim da Rosa Oiticica. 

Condenado por homicídio duplamente qualificado a 18 anos e 6 meses de prisão em novembro de 2009, ele tentou de todas as formas anular o julgamento, mas conseguiu apenas reduzir para 18 anos a pena e está hoje recolhido no Presídio Baldomero Cavalcanti.

Depois de ter recusado pelo ministro do STJ Felix Fischer o recurso da apelação que já havia sido negado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas, Francisco Oiticica aguarda o julgamento de um agravo pela 5ª Turma do STJ. Mas, diferentemente dos últimos 7 anos e 7 meses – contados a partir da sentença do Tribunal do Júri – ele não o fará em liberdade. 

O próprio ministro Fischer determinou sua prisão no dia 28 de março deste ano. No dia 20 de abril, se apresentou espontaneamente à Vara de Execuções Penais e desde então ocupa uma cela especial do Baldomero, separado de outros detentos já que é formado em Direito.

Leia mais no jornal EXTRA nas bancas!


Encontrou algum erro? Entre em contato